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Jun 13

Hugo Novais acedeu ao nosso convite e partilha connosco as sua emoções.

 
I. O QUE TE LEVOU ATÉ AO ATLETISMO?
Quis perder peso para manter uma relação ideal com outro desporto que gosto muito, o Surf.

II. QUAIS OS TEUS ANTECEDENTES DESPORTIVOS?
Pratiquei artes marciais. Atualmente pratico surf, atletismo e natação.

III. QUE OPINIÃO TENS DAS ORGANIZAÇÕES?

Tenho algum cuidado a escolher as provas onde me inscrevo, e normalmente só opto pelas que são reconhecidas como as melhores entre os chamados atletas de pelotão (onde orgulhosamente me incluo).
Destaco a Meia Maratona de São João das Lampas, o Grande Prémio de Mem Martins, a (antiga) Maratona de Lisboa, o Grande Trail da Serra de Arga, o Ultra Trail de Sesimbra, e o Ultra Trail de São Mamede.

IV. QUAL A TUA PROVA E DISTANCIA DE ELEIÇÃO E PORQUÊ?
Talvez o Grande Trail da Serra de Arga, por ser uma distância que normalmente treino (45kms), ser numa das zonas mais bonitas de Portugal (Minho), e porque sair de "casa" (Sintra)  para fazer provas com distâncias abaixo disto, para mim, é um desperdício de dinheiro... ;)
Também gostei muito do Ultra Trail de São Mamede que fiz pela primeira vez este ano.

V. QUANDO SENTES QUE TE ENCONTRAS PERDIDO, O QUE FAZES?
Quando perco o "fio à meada" das marcações nas provas de trilho, volto para trás à marcação anterior e tento encontrar a marcação seguinte, além disto observo o terreno e vejo onde está "mais pisado" e sigo por aí. Até hoje ainda não correu mal.

VI. QUANDO ESTÁS SOZINHO E COM ALGUMAS HORAS DE PROVA EM QUE PENSAS?
Com "algumas horas" de prova combater o desânimo é a maior provação. Acima de tento manter uma linha de pensamento positivo para me conseguir motivar a chegar ao fim. :)

VII. QUAL A DISTÂNCIA MAIOR QUE PERCORRESTE?
Talvez o OhMeuDeus 102kms em 2011. Também fiz o Ultra Trail da Serra da Freita 70kms em 2011, e recentemente os 100kms no Ultra Trail de São Mamede (18/05/2013).


VIII. O QUE É PARA TI UMA ULTRAMARATONA?
Uma aventura, um desafio, uma paixão, uma introspecção.

IX. NUMA ULTRAMARATONA QUE TIPO DE ALIMENTAÇÃO UTILIZAS?
Barras energéticas naturais e sandes, tudo feito em casa por mim.

X. O QUE TE LEVA A FAZER UMA ULTRAMARATONA?
Acreditar que consigo "chegar lá".

XI. QUANTO TEMPO É NECESSÁRIO PARA SE PREPARAR UMA ESSA PROVA E QUE TIPO DE TREINOS FAZES?
O tempo de treino depende da preparação de cada um. Eu sou um bocado "baldas" nos treinos, mas faço um plano progressivo e vou aumentado carga até 15 dias antes da prova, principalmente nos treinos longos (5 a 6 horas).

XII. QUANDO AS FORÇAS COMEÇAM A FALTAR (FISICA E MENTAL) ONDE VAIS BUSCAR AQUELE FOLÊGO QUE TANTO É NECESSÁRIO PARA CHEGAR AO FIM?
Começo a pensar no que vou almoçar quando chegar!

XIII. QUANDO ESTÁS EM PROVA SENTES QUE TE ENCONTRAS PROTEGIDO PELA ORGANIZAÇÃO SE TE OCORRER ALGUM ACIDENTE DESPORTIVO?
Sim, mas tal como disse, escolho as provas com algum critério.

XIV. TENS ALGUNS MOMENTOS DE DESANIMO OU GLORIA QUE POSSAS PARTILHAR?
Desânimo: Custou-me imenso ter que desistir aos 28kms numa ultra de 104kms por lesão.
Glória: Sempre que sinto que quebrei uma "marca" minha, seja em prova ou treinos, para mim é um momento de grande felicidade.

XV. DEIXA ALGUMAS NOTAS (PESSOAIS E DESPORTIVAS) SOBRE TI PARA UMA BREVE FICHA TÉCNICA.
Trabalho na área das Tecnologias de Informação e sou residente no Concelho de Sintra.
Um dia mudei-me para um apartamento num prédio sem elevador, e este foi o primeiro passo para que o atletismo passasse a fazer parte integrante da minha vida.
Faço parte da Equipa RunSintra.com, que acima de tudo é um grupo de amigos que descobriu na corrida mais um motivo para um convívio salutar e divertido.
Sou adepto da abordagem minimalista no calçado de corrida, e tento sempre usar calçado com pouco desnível e pouca distância ao solo.

 

publicado por TERTÚLIA DOS ULTRAS às 15:34

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