21
Jul 17

Heródoto, descreve esta cena de há 2.500 anos. (A Primeira Ultramaratona)

Com uma incrível força de corpo, mente e espirito, Fidípides regressou a Atenas dois dias depois de ter partido, contudo, os cidadãos estavam deveras preocupados? A sua esperança estava depositada neles. Qual seria o seu destino sem o povo de Esparta a apoiá-los nesta Batalha? Uma nuvem de ansiedade invadiu a cidade. Os espartanos só partiriam dali a quatro dias.

Fidípides fora informado que após a sua saída para Esparta, os seus conterrâneos se mudaram para Maratona. Sabendo disto, e mesmo depois de ter corrido para e de Esparta, teve que correr por mais 42 quilómetros até Maratona.

Depois de uma breve sesta e de alguma corrida ele voltou para trás, correu mais 230 quilómetros de regresso a Atenas. Tinha de fazer chegar a mensagem ao seu povo. Afinal ele era um mensageiro e transportava mensagens era o seu dever.

Os Espartanos desejaram-lhe boa viagem e garantiram-lhe que dentro de seis dias iniciariam a sua marcha. Depois de correr de Atenas a Esparta, alguém consiga fazer o mesmo caminho de regresso. Mas foi precisamente isso que Fidípides fez.

Correr debaixo do sol escaldante era duro, mesmo para um atleta em boa forma. E agora, depois de apenas uma pequena sesta. Fidípides iria passar novamente por Tégea, depois das montanhas de Parténio. Já se tinha afastado de Esparta e provavelmente estaria em delírio quando teve uma visão. Era o Deus Pan que lhe aparecia, com cara de homem, mas corpo de cabra. Pan era desconcertante. O que queria este Deus da Montanha?

Calcula-se ter corrido mais de 500 quilómetros (Atenas a Esparta e de Esparta a Maratona via Atenas).

Uma Ultramaratona é algo que poucos conhecem

Passagem retirada do Livro ‘A Lenda de Maratona’ – Dean Karnazes

images

 

publicado por TERTÚLIA DOS ULTRAS às 16:48

Julho 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
19
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


arquivos
Contador de Visitas
Free Hit Counter
Free Hit Counter
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO