Segundo dia segunda etapa Alpriarte a Vila Franca de Xira com 15 kms.
Sai já era claro, mas hoje não tenho o Sol como companhia, tempo ameno com um pouco de vento.
Deixe o albergue para o lardo da localidade e logo pela Rua do Bom Humor. Ingrediente que me vai fazer bastante falta para estes dias, 1 km à frente viro para o carreiro, no final a A1 sigo em frente passo pela Póvoa de Santa Iria, sigo pelo viaduto sobre a linha do comboio, percorro uns quilómetros até Base Aérea de Alverca, sigo pela EN10 e à minha frente Alhandra (aqui recordo o nadador Batista Pereira), passo por cima da linha férrea entro no Passeio Ribeirinho e depois a ciclovia, á direita a Praça de Touros e cheguei a Vila Franca de Xira, ao fim de 5 horas.
Efeméride
Baptista Pereira de seu nome completo Joaquim Baptista Pereira, nasceu a 7 de Março de 1921 e faleceu a 22 de Junho de 1984 em Alhandra sua terra natal.
Nadador de fundo internacional representou sempre o seu clube do coração Alhandra Sporting Clube.
Por a sua terra ser localizada à beira do Rio Tejo, Baptista Pereira, desde muito novo, fez do rio o seu lugar de brincadeira preferida.
O Quim, como era conhecido, filho de pessoas humildes, era aquele garoto traquina que desde muito cedo começou a acompanhar na faina o seu pai, pescador, e para desespero dos pais, a “pouco e pouco”, sozinho começou a aventurar-se no rio a nadar cada vez maiores distâncias, onde além de aprender a profissão, aprendeu a nadar, passando a ser a sua distracção eleita
Aos 13 anos já era o garoto mais popular da sua terra, rapidamente se começou a conhecer as proezas do jovem e todos os seus conterrâneos começaram-lhe a augurar um futuro brilhante na Natação e não descansaram enquanto não obtiveram autorização dos pais para o inscreverem no clube local.
Após várias provas de fundo com assinaláveis sucessos recebe o convite mais desejado: Participar na prova da Travessia do Canal da Mancha