Vigésimo primeiro dia, vigésima primeira epata Tui a Redondela com 31 kms
São 6 horas da manhã, levanto-me para dar início ao dia de hoje, logo depois de ter comido, tenho em atenção que a hora não é mesma de Portugal por essa razão adiantei o relógio porque o telemóvel tinha feito o mesmo automaticamente.
As marcações em Espanha são setas e azulejos com a vieira amarela, então vamos lá dar inicio ao primeiro quilómetro. Parto da Igreja de San Bartolomé de Rebordans e sigo para Rua do Arrail que deste lado se chama “Calle” e chego ao Rio Louro passo pela ponte medieval que tem muitos símbolos jacobeus, e entro na EN550 pouco depois tenho pela frente PO342.
Estou na via pedonal durante 2kms no seu final, viro para o caminho de terra batida que vai na direcção da Cruz de San Telmo, que mais uns caminhos agradáveis até entrar no inferno que é recta de Porriño, onde os camiões ditam a sua lei, que exige muita atenção da minha parte.
No final da recta passo pela passagem superior que atravessa a linha do comboio, do outro lado tenho que entrar no caminho florestal, olho para o GPS faltam-me 15 kms até Redondela.
Tenho ainda pela frente algum alcatrão para vencer nas estradas A52, N550, consulto o mapa e confirmo que em Redondela tenho que entrar pelas Ruas do Muro e do Pai Crespo, e acabo de ver a mais dura jornada do Caminho Central Português em território Galego, isto com a ajuda do amigo Daniel Fernandez Cerzon que estava à minha espera em Porriño na passagem superior.
Efeméride
No dia 14 de abril de 1912, o navio Titanic embateu num iceberg no Oceano Atlântico e afundou duas horas e quarenta minutos depois.
O RMS Titanic foi um navio de passageiros, britânico operado pela White Star Line e construído pelos estaleiros da Harland and Woff em Belfast.
Foi a segunda embarcação da Classe Olympic de transatlânticos depois do RMS Olympic e seguido pelo HMHS Britannic. Projetado pelos engenheiros navais Alexander Carlisie e Thomas Andrews, sua construção começou em março de 1909 e ele foi lançado ao mar em maio de 1911. O Titanic foi pensado para ser o navio mais luxuoso e mais seguro de sua época, gerando lendas que era supostamente "inafundável".
A embarcação partiu em sua viagem inaugural de Southampton para Nova Iorque em 10 de abril de 1912, no caminho passando em Cherbourg-Oteville na França e por Queenstown na Irlanda Ele colidiu com um iceberg às 23h 40min do dia 14 de abril e afundou na madrugada do dia seguinte com mais de 1 500 pessoas a bordo, sendo um dos maiores desastres marítimos em tempos de paz de toda a história. Seu naufrágio destacou vários pontos fracos de seu projeto, deficiências nos procedimentos de evacuação de emergência e falhas nas regulamentações marítimas da época. Comissões de inquérito foram instauradas nosEstados Unidos e no Reino Unido, levando a mudanças nas leis internacionais de navegação que permanecem em vigor mais de um século depois.
Os destroços do Titanic foram procurados por décadas até serem encontrados em 1985 por uma equipe liderada por Robert Ballard. Ele se encontra a 3843 metros de profundidade e a 650 Km ao sudeste de Terra Nova no Canadá.
(Wikipédia)