25
Jun 24

Para os meus amigos Açorianos, penso que todos conhecem a lenda da povoação de Rabo de Peixe, eu não fazia a menor ideia, e tive conhecimento ao ler livro de Vanessa Fidalgo “Pelos Caminhos Assombrados de Portugal”.

Começa assim:

Nome mais curioso que o da povoação de Rabo de Peixe não há nos Açores nem no resto do país.

A sua origem, poucos sabem, remonta à época do povoamento das ilhas, durante a qual foi fundado um novo povoada na costa norte de S. Miguel.

Os povoadores, gente humilde e jovem vinda do continente, ocuparam a zona mais plana junto ao mar, onde se dedicavam à lavoura e sobretudo à pesca. Mas a faina era sempre uma missão arriscada no mar bravio e pouco explorado.

Ainda nesses primórdios, depois de mais um dia de faina, enquanto dividiam o peixe, os colonos sentaram-se à beira-mar a discutir que nome haviam de dar àquela terra que cada vez mais sentiam como sua.

Numa converseta animada, cada um lançava para o ar a sua ideia, mas parecia difícil arranjar um nome que lhe assentasse a preceito. Estavam nisto há algum tempo quando de repente foram interrompidas por uma súbita estranha agitação no mar. Ao olharem para a espuma das ondas, viram ali mesmo à beira uma luta entre um peixe de grandes proporções e um mais pequeno.

A luta durou muito tempo, com o pequeno peixe a conseguir miraculosamente esquivar-se às investidas do maior. Porém, a implacabilidade do destino também se fez sentir nas lendas. Tal como mandam as leis da natureza, o peixe grande acabou por apanhar o pequeno e comê-lo, ficando somente como prova do acontecimento o rabo de pequeno peixe a flutuar à tona da água.

Os homens, que tinham ficado em silêncio a observar os acontecimentos entenderam que aquilo era um sinal e, por isso, a localidade deveria chamar-se Rabo de Peixe! Assim ficou até hoje, para estranheza de alguns, riso de outros e contentamento dos que lá vivem com muito orgulho e dedicação ao mar.

IMG_0812

publicado por TERTÚLIA DOS ULTRAS às 10:08

Junho 2024
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
26
27
28
29

30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO